Estética e Cosmética

Este bacharel é um especialista em beleza associada à saúde e bem-estar. Presta serviço tanto para homens quanto para mulheres. Aplica produtos cosméticos e emprega técnicas de manipulação e aparelhos em atividades como limpeza da pele, depilação, hidratação, massagem para contorno corporal e bronzeamento artificial.



Pode atuar em consultórios de dermatologia e cirurgia plástica, em parceria com o médico, em tratamentos preventivos ou acompanhamento no período pós-cirúrgico. É possível ingressar na carreira como tecnológico.


Estude estética e cosmética em uma das maiores universidades do mundo, saiba mais...


PODOLOGIA

A Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP), oferece bacharelado em Podologia, cujo enfoque é o cuidado com os pés. Entre outras possibilidades de atuação, o podólogo pode fazer parte de equipes multidisciplinares de saúde, atuar em spas ou clínicas de beleza ou médicas, dedicar-se à prescrição e à confecção de palmilhas, cuidar dos pés de pessoas diabéticas e atuar na área esportiva.


O QUE VOCÊ PODE FAZER

  • Consultoria: atuar como consultor de empresas de cosméticos e de equipamentos para o ramo da estética ou como consultor de imagem pessoal.

  • Estética corporal: aplicar tratamentos (com cremes ou aparelhos) que visem a melhorar o contorno corporal.

  • Estética facial: empregar tratamentos e técnicas para prevenir o envelhecimento precoce, amenizar manchas e rugas no rosto.

  • Estética pré e pós-cirúrgica: atuar em parceria com o médico e aplicar técnicas e tratamentos para amenizar os desconfortos de intervenções cirúrgicas.

  • Maquiagem profissional: fazer maquiagem artística para cinema, televisão, teatro, desfiles de moda e ensaios fotográficos. Trabalhar com pinturas corporais artísticas, embelezamento do Massagem corporal: fazer massagem, como drenagem linfática e massagem modeladora, para promover a beleza.

  • Podologia: examinar, diagnosticar e tratar doenças nos pés. Também é responsável por técnicas de prevenção.

  • Terapia capilar: tratar couro cabeludo e fios, além de prevenir a calvície.

  • Visagismo: criar uma imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo, analisando os componentes de cada rosto, como maquiagem e penteado.


MERCADO DE TRABALHO

O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor do setor de higiene pessoal e perfumaria, atrás dos Estados unidos e da China. A crise econômica causou uma retração do setor nos últimos dois anos, mas a Associação Brasileira da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (Abihpec) estima que ele deve começar a se recuperar em 2017.


Em Estética, o segmento que mais cresce é o de beleza masculina. Esse nicho dobrou de tamanho nos últimos cinco anos e deve continuar crescendo.


O profissional é procurado por centros de estética, spas, hotéis, salões de beleza, barbearias, consultorias e academias de ginástica. Ele ainda pode dar aulas ou prestar consultoria, e trabalhar como representante comercial de empresas de cosméticos. Ou gerenciar empresa própria ou equipes de clínicas e centros de estética. O mercado é mais aquecido nas regiões Sudeste, que concentra cerca de 60% das empresas e indústrias de cosméticos e perfumaria do país, e Sul (19%).


FONTE: Guia do Estudante

ESTÉTICA e Cosmética. Guia do Estudante. São Paulo, 17 de jul. de 2019. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/estetica-e-cosmetica/>. Acesso em: 05 de jan. de 2021.


#unip #unipourinhos #ensinosuperior #educaçãoadistância #ead #flex #graduação #estéticaecosmética

8 visualizações0 comentário

(14) 99890-7000

©2019 por UNIP Ourinhos-SP. Orgulhosamente criado pela LV-SVO