Avaliação física é importante para novatos e veteranos

A professora de Educação Física do Sesc, Priscilla Zaranza, explica a importância de uma boa avaliação física.



Início do ano é para muitos o momento de tirar do papel a promessa de começar uma atividade física. Para quem vai iniciar um exercício ou para quem já se exercita com frequência, a avaliação física é essencial para você alcançar seu objetivo de forma assertiva. A professora de Educação Física do Sesc, Priscilla Zaranza, explica a importância de uma boa avaliação física e ainda dá dica de como escolher a atividade física ideal para você que quer iniciar o ano deixando de lado o sedentarismo.


Segundo Priscilla Zaranza, ao realizar e analisar a avaliação física, é prescrito um treino mais específico e efetivo, direcionando o exercício físico mais adequado para o aluno. “Na avaliação física identificamos a composição corporal, o nível de condicionamento físico, além de aspectos biológicos, fisiológicos e patológicos do aluno, através de anamneses e diferentes testes que são aplicados”, explicou.


Índice de Massa Corpórea (IMC), percentual de gordura, capacidade cardiorrespiratória, resistência muscular, flexibilidade, além de doenças pré-existentes, são algumas das informações coletadas durante a avaliação física. E se engana quem pensa que essa leitura completa do aluno só deva ser feita ao iniciar uma atividade física.


Faça parte de uma das maiores universidades do mundo, saiba mais...


Priscilla Zaranza destaca que a avaliação física deve ser realizada periodicamente para se fazer um paralelo entre as avaliações, tudo isso com o objetivo de identificar se as metas estão sendo alcançadas e se os treinos estão sendo eficazes. Além disso, para quem vai começar a se exercitar, a professora lembra também a importância de realizar um check-up médico para identificar alguma restrição que o aluno venha a possuir.


Motivação

E para não abandonar o treino, a professora ressalta que é preciso escolher a atividade física que você mais se identifica, tornando o momento de se exercitar um prazer e não uma obrigação. “Motivação importa muito quando você decide fazer uma atividade física. Se o aluno está motivado ele consegue alcançar melhor os seus objetivos”, pontua.


O que é?

A avaliação físico funcional é uma ferramenta importante na prescrição de exercícios e na evolução do treinamento, pois através de testes científicos o avaliador identifica possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de discriminar variáveis morfológicas como composição corporal (peso, porcentagem de gordura), medidas de circunferências (cintura, quadril) e variáveis funcionais com a capacidade aeróbica, resistência, força e flexibilidade, que juntas fornecerão informações importantes para a prescrição e escolha do treinamento.


FONTE: G1

FECOMÉRCIO, Sistema. Foco na meta: avaliação física é importante para novatos e veteranos. G1. Rio de Janeiro, 15 de jan. de 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/sistema-fecomercio/radar-do-comercio/noticia/2020/01/15/foco-na-meta-avaliacao-fisica-e-importante-para-novatos-e-veteranos.ghtml>. Acesso em: 15 de jan. de 2020.


#unip #unipourinhos #graduação #saúde #educaçãofísica

2 visualizações

(14) 99890-7000

©2019 por UNIP Ourinhos-SP. Orgulhosamente criado pela LV-SVO